sexta-feira, 4 de abril de 2014

Escolhas uma questão de sabedoria.

Tenho sido guiado pelo Espírito a pensar sobre a importância das escolhas que fazemos, são elas que trazem satisfação ou tristeza a nós, hoje vivemos o resultado das escolhas de ontem, bom, se hoje colhemos o resultado do ontem porque então não escolhermos nossos caminhos de maneira sábia para mudarmos nosso amanhã?

1Coríntios 12.12 na versão amplificada diz: Mas o homem natural, não espiritual, não aceita ou recebe ou admite no seu coração os dons e ensinamentos e revelações do Espírito de Deus pois são tolos (insignificantes) para ele; e ele é incapaz de conhecê-los - de progressivamente reconhecer, entender e se tornar mais informado deles porque eles são discernidos, avaliados e apreciados espiritualmente.

Encontro alguns que resistem as revelações, aos depósitos espirituais que lançamos em suas vidas, e por escolha própria não se submetem a palavra, tendem a se enveredar em seus complexos e mazelas espirituais sendo assim presas fáceis a sátanas. As escolhas mostram nosso coração e mente, se submeter é um princípio espiritual, esta escolha diferencia o trigo do joio. Eu estava meditando nas palavras de Jesus sobre o trigo e o joio, penso sobre isto pois enxergo que minhas escolhas definem quem sou. Cristo disse que deveríamos deixar crescer ambos juntos, que não deveríamos arrancar (Mt. 13. 27-30). Isto esclarece muitas coisas, Cristo não falava de outro lugar se não de sua igreja, no nosso meio temos estes dois tipos de pessoas, trigo e joio crescendo juntos. Eles tem a mesma aparência, crescem no mesmo ambiente, são expostos aos mesmos ensinos, a mesma chuva, a mesma unção, ao mesmo sol, ao mesmo Espírito... porém uma coisa em certa altura do crescimento os diferencia, o joio não frutifica, ele fica reto, não se curva, enquanto o trigo frutifica e por causa do peso dos seus frutos ele se curva. Que ensinamento terrível, algumas pessoas por suas escolhas não frutificam, elas crescem no nosso meio, recebem as mesmas influências mas por suas escolhas não se curvam, se tornam joio em meio ao trigo, podem fazer todos os esforços para serem reconhecidas como trigo mas por não terem frutos, não se curvam e são facilmente denunciadas. Fico feliz por estar cercado de trigo, pessoas que discernem o espiritual e traçam suas escolhas a luz da palavra.

Em Gálatas 5:13, 16-17 lemos: 13-Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor. 16-Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. 17-Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.

Temos em Cristo liberdade, Ele nos resgatou da maldição da lei, hoje somos livres, porém cuidemos para não cair, atentemos para as escolhas, por sermos livres alguns estão se enveredando por caminhos tortuosos e seus pensamentos já não se difere do sistema mundano, a igreja precisa acordar, o difícil não é tirar você do mundo mas sim o mundo de dentro de você. Alguns tentam não ceder aos impulsos da carne, tentam não escolher o pecado mas em meio a tanto desgastes acabam cedendo, onde esta o erro? o erro esta nas escolhas, se voce escolhe seguir sua carne vai colher corrupção, se voce segue seus impulsos humanos vai colher discórdias. A única maneira será seguir o Espírito Santo, somente assim você vai ter força para não ceder a carne. Certa vez ouvi um conto sobre um aprendiz que vai ao seu sábio mestre e lhe diz: "mestre! Tenho dentro de mim dois grandes leões a se degladiar, um quer que eu faça o bem e o outro quer que eu haja mau. Quem vai ganhar?" O mestre com toda sua experiência responde: " aquele que você escolher alimentar". A decisão é nossa.

Nossas escolhas muitas vezes são influenciadas pela mídia, a roupa de tal ator, o acessório de tal atriz, os móveis de tal programa, nossa mente esta sendo bombardeada por estas influências, satánas investe fundo nisto, algumas pessoas gastam muito dinheiro para se tornar parecido com certa personalidade que esta em alta, outros escolhem seguir aos deuses de seu ídolos. Em uma esfera menor também vemos isto, somos tendenciosos a sermos influenciados diretamente pelas escolhas dos amigos, familiares, conjuges... estes são exemplos próximos que nos influenciam, mas e quando suas escolhas não são boas, seus exemplos devem ser seguidos?


Josué viveu este tipo de trauma, viu seus amigos próximos e muitos dos seus irmãos que iniciaram a caminhada com Deus junto dele escolherem se afastar do Senhor e escolheram seus próprios caminhos. Cada um teria suas desculpas uns culpam a Deus, outros a liderançca de Josué, outros a si mesmos, mas o fato é que agora tentam influenciar diretamente as escolhas de Josué. Vivemos todos os dias este tipo de situação, tentam de diversas formas nos tirar do foco, nos afastar da visão, mudar nosso pensamento, foi assim desde o princípio quando Lucifer com suas palavras enganou e atraiu para si um terço dos anjos de Deus. A sabedoria esta em ter firmeza naquilo que escolhemos, Josué fez a seguinte afirmação: "Josué 24. [15] Se, porém, não lhes agrada servir ao SENHOR, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao SENHOR." Que caráter tinha este homem, mesmo sendo pressionado pelas escolhas dos outros permaneceu firme em Deus. Não se deixe levar por palavras ou por amizades, faça suas escolhas de forma consciente pois o fruto de suas decisões talves você colha sozinho.

Ap. Marcelo Sant'anna e Pr. Elisângela Sant'anna

Um comentário: